Segunda sem carne

Você já ouviu falar em Segunda sem carne?

Segunda sem carne é uma campanha mundial que visa conscientizar sobre os impactos que o consumo de produtos de origem animal para alimentação tem sobre as pessoas, a sociedade, a saúde e os animais, isso inclui carne vermelha, branca, embutidos, ovos, laticínios, mel, gelatina, entre outros.

No Brasil a campanha teve início em 2009 na cidade de São Paulo em parceria entre a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), no site eles dão dicas, receitas e facilitadores para quem quiser seguir. Além disso um importante desdobramento da campanha é a implementação da alimentação escolar vegetariana, conscientizando as crianças.

A segunda-feira foi escolhida, pois é o dia que representa o início de mudanças, a nova dieta, deixar de fumar, começar em um novo emprego, se exercitar, etc. Além disso, pesquisas indicam que o brasileiro consome mais em restaurantes vegetarianos na segunda-feira, devido aos excessos e abusos do final de semana.

Há vários motivos que fazem a campanha ser seguida, veja abaixo alguns deles:

Pelas pessoas – Segundo a Associação Dietética Americana e Nutricionista do Canadá uma alimentação baseada em vegetais previne doenças crônicas e degenerativas como hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e diversos tipos de câncer.

Pelos animais – É ético, saudável e sustentável, afinal cerca de 70 bilhões de animais são mortos por ano para alimentar as pessoas. No entanto o reino vegetal é capaz de encher os nossos pratos e deixar os animais livres para ter uma vida normal junto aos membros da sua espécie.

Pela sociedade – Os produtos de origem animais são mais consumidos pelos povos mais ricos e grande parte dos grãos são usados para consumo dos animais que virarão consumo. Temos no planeta cerca de um bilhão de pessoas passando fome, que poderiam ser alimentadas diretamente por esses grãos.

Pelo planeta – Somos quase sete bilhões de habitantes e para alimentar tudo isso de pessoas seria necessário criar bilhões de animais que consomem água, comida, ocupam muito espaço e geram poluição atmosférica.

Para aderir é muito simples, basta fazer sua parte e deixando todo tipo de carne de fora do cardápio às segundas-feiras e com isso mudar aos poucos os hábitos alimentares e aproveitar os benefícios de uma saúde melhor.

Além disso, você pode também se afiliar a Sociedade Vegetariana Brasileira, publicar os materiais gráficos (disponíveis para download em www.segundasemcarne.com.br) e também compartilhar as redes sociais da campanha:

Facebook.com/segundasemcarne

Twitter.com/segundasemcarne